Coordenador : Odara Horta Boscolo
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388744.2199.161951.30012023
Departamento/Setor: GBG
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Programa
Publico Alvo : Corpo docente e discente da UFF, de outras universidades e de escolas públicas e privadas. Público geral em eventos e atividades de empresas que possam nos contatar para colaboração. Comunidaees Tradicionais. Além do público geral que acompanhar virtualmente as redes sociais.
Local de atuação: Em comunidades tradicionais e público em geral; escolas (públicas e privadas) de diversos seguimentos, da creche ao ensino médio; Universidades; feiras de ciências e nas exposições do Programa Ciências sob tendas e do Programa UFF nas escolas (onde atuamos em parceria em ambos).
Objetivo
O programa visa atuar junto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU, 2017). Quanto ao Objetivo 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável, a propagação do conhecimento acerca das PANC, de sua capacidade nutritiva e possibilidade de cultivo auxiliam a quebrar a ideia de dependência total dos 15 alimentos básicos consumidos mundialmente e dá novos horizontes de cultivo domiciliar ou em pequena escala; quanto ao Objetivo 4. Educação de Qualidade, a produção de material confiável a respeito das PANC, a produção de jogos didáticos e do aplicativo idealizado, além da própria distribuição de mudas PANC, propõe não apenas um material adequado de aprendizagem como abordagens mais dinâmicas e ferramentas mais modernas para o ensino-aprendizagem na educação brasileira infanto-juvenil e autônoma de forma geral; em respeito ao Objetivo 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico, a aquisição dessas informações representa uma oportunidade a diversos cidadãos que visualizem as PANC como uma oportunidade econômica, gerando uma nova área de investimento/crescimento econômico local, podendo gerar novos empregos e produtos. 1. Identificar as PANC; 2. Produzir materiais didáticos para ampliar o conhecimento da flora alimentícia alternativa; 3. Gerar a partir desse levantamento um aplicativo expandindo o alcance do resultado da fase de pesquisa, levando em consideração o funcionamento dinâmico e amplo das mídias sociais atuais; 4. Produzir jogos didáticos que auxiliem na educação ambiental botânica nas escolas, projetos sociais e demais instituições, somando as maneiras de aprendizado e ampliando o saber e formas de percepção na população em geral; 5. Alcançar um número ainda maior de cidadãos através dos eventos em praças, e permitir uma maior interação social entre o programa e a população; 6. Gerar uma consciência para a produção caseira de mudas, receitas e produtos derivados das PANC; 7. Realizar uma horta de PANC na UFF (espaço já cedido ao Programa).
Resumo
Nossos ancestrais usavam cerca de 5.000 tipos de vegetais e atualmente são utilizadas apenas 130 espécies, 95% de nossa alimentação é coberta por apenas 30 vegetais e mais da metade dos nutrientes vem do milho, arroz e trigo. As grandes cidades são abastecidas diariamente pelos mesmos tipos de vegetais destinados a alimentação, o que empobrece nosso cardápio e subvaloriza a biodiversidade. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) apresentam grande potencial alimentício e podem ter um papel importante como suplemento da dieta alimentar, fonte de renda complementar, fator de redução de impactos ambientais, além de ser uma medida de valorização dos recursos naturais. Este programa prevê atividades a serem realizadas por graduandos de diferentes cursos da UFF a fim de aproximar a população do conhecimento da flora, e da possibilidade de cultivo e consumo de tais plantas, atrelado a seus benefícios. Prevê também o levantamento de PANC contando com atividades de campo, e posterior produção de material para divulgação à população. Há a idealização de um aplicativo que permita em tempo real a identificação de PANC e produção de jogos educativos para a distinção das espécies tóxicas e, por isso, é necessário cuidado e devida informação, para a identificação correta e então consumo de plantas alimentares menos comuns na dieta da sociedade. Assim, o programa busca compartilhar o estudo e incentivar o uso de PANC e seu potencial alimentício, além de dar a autonomia desse conhecimento à população em geral, podendo também gerar renda familiar e quebrar a monotonia alimentar.